Viajando com Crianças: Viagem de Carro

No último fim de semana, viajamos para Olímpia/SP de carro. São 450 km de São Paulo, e uma viagem tão longa de carro pode ser tornar uma tormenta!

carro

                                                                                      dá pra ver na carinha deles como adoram, né?!?!

 

 

Separei algumas dicas aqui que ajudam a fazer com que tudo corra da melhor maneira possível!

  • Programe-se!

Veja qual o melhor horário para sua família de acordo com alguns fatores:

– qual o melhor horário para quem vai dirigir? Eu digo em termos de disposição mesmo! Meu marido, por exemplo, gosta de madrugar e sair, eu conheço gente que precisa dormir até mais tarde, outros preferem dirigir a noite. (mas eu não aconselho muito viagem de carro a noite com crianças!!!!)

– horário de trânsito na saída da cidade ou na chegada ao destino: aqui em São Paulo, dependendo de onde você mora e do horário, pode aumentar algumas horas na viagem por causa do trânsito que pega até chegar à estrada! A mesma coisa na volta. Se entrarmos na cidade no horário do rush, levo uma vida pra chegar na minha casa!

 

  • Providencie distrações!

Esse ponto pra mim é importantíssimo!Pedro sempre, desde bebezico, detestou andar de carro. (e até hoje ele não curte!). Nossa vida só começou a melhorar quando compramos um DVD portátil, que acoplava no encosto de cabeça do banco da frente e ele podia ir assistindo. (e isso, quando ele já pode virar a cadeira de frente, então imagine como foi até esse momento!) Não foi um DVD caro, mas olha, durou até o Enrico nascer, foram 6 anos usando muito, para qualquer saidinha dentro da cidade!

Hoje, optamos por não comprar outro, porque agora temos o PlayKids! Se você não conhece, vale a pena dar uma olhada!

É um aplicativo para tablet ou celular, que você paga mensal, e baixa vídeos, series infantis, musicais, tem jogos, etc… E o melhor, depois que você baixa, ele funciona offline! (na verdade você baixa no próprio app, não fica no aparelho). Ele salvou a nossa viagem!

Enrico assistiu muito “pópó” no caminho, Pedro jogou um pouco quando ele dormiu… Enfim… é uma boa distração!

 

Eu prefiro ele ao DVD porque levo para mais lugares, restaurante, etc…para distrair meu “Enrico Furacão” (# carinhosamente dedicada a ele nas minhas redes sociais!).Quando o Pedro era pequeno eu até levava o DVD, mas ele comia uma pilha… Ou tinha que ligar na tomada (e no meio do restaurante era meio complicado né!).

Então a praticidade do aplicativo ganha disparado!

playkids

 

Para acomodar o Ipad (ou tablet) no carro, um item que eu acho que vale o investimento é esse organizador para carros! (como eu sei que todo mundo vai perguntar, o meu é da  loja Engenhocarias!) Achei muito prático porque cabe o Ipad (tablet) certinho, e tem um monte de bolsos para você guardar outras coisas como brinquedos, chupetas, etc… Chega de ficar tudo esparramado pelo carro!

450xN

 

  • Leve lanchinhos!

Sempre tenha a mão comidinhas que sejam fáceis das crianças comerem! Por alguns motivos: distraem, enganam a fome caso não tenha um posto bom para comer (principalmente quando você não conhece a estrada!).

Eu costumo levar biscoitos (polvilho, arroz, etc.), frutas que eles consigam comer sem fazer muita sujeira ou precise cortar/descascar (uva, maçã, banana…).

Outra coisa bem importante: ÁGUA! Não se esqueça de levar, e principalmente, dos copinhos certos para as crianças!

Pedro já é grande e toma na própria garrafinha da água, mas para os menores vale o copinho anti vazamento, e os um pouquinho maiores, squeezes são práticos! (ninguém quer molhaceira no meio da estrada né!)

IMG_4997

Se o bebê toma mamadeira, uma boa dica é levar as mamadeiras já com a medida da água e o porta leite em pó com tudo medidinho. Isso porque colocar água na mamadeira com um carro em movimento não é uma tarefa muito fácil!

PS: Se o bebê ainda mama no peito, não se esqueça de PARAR o carro para amamentar. Parece besteira e eu mesma, num momento de desespero já pulei para o banco de trás e amamentei com o carro em movimento. Mas isso é muito perigoso gente! Muito mesmo!

Não se esqueça que a segurança na estrada não depende só de quem está dirigindo seu carro, mas dos outros também, de animais na pista, etc… Então, carro em movimento=todo mundo com cinto de segurança! (tente programar sua viagem, horários de saída, de acordo com os horários das mamadas. Eu costumava programar assim, deixava tudo prontinho no carro e saída logo após uma mamada, para ganhar tempo!)

 

  • Esteja preparada para vários tipos de situações!

Nesse parágrafo vou juntar várias dicas que acho bem legais.

– tenha sempre uma mochila com as coisas do bebê (fraldas, lenço, pomada, etc) na parte de dentro do carro, e além disso, trocas de roupas, tanto para os bebês , como para os maiorzinhos, pois nunca se sabe, se no meio da viagem acontece algum incidente (derrubar água, vomitar, etc) e você precise trocar a roupa.

A maioria das pessoas acaba levando a mochila do bebê e não pensa nessa hipótese para os maiores. Daí se alguma coisa acontece, tem que tirar toda a bagagem do porta-malas, para achar uma roupa para a criança.

Já me aconteceu de o Pedro com uns três ou quatro anos vomitar numa estrada que não tinha acostamento, e nenhum posto perto.Eu tive que pular pro banco de trás, e ir tirando a roupinha dele e trocando sem que ele levantasse da cadeirinha.

– trocador descartável: eu já falei no Instagram sobre esse trocador descartável dezenas de vezes, porque é um produto que eu gosto mesmo! Ele me ajuda muito!

Sempre que paro num posto de gasolina “mais ou menos” eu gosto de forrar o trocador (ou outro lugar improvisado!) com ele! Hoje já temos postos bons , que disponibilizam aquele material descartável, etc… Mas não é todo lugar que tem! Às vezes, numa emergência você tem que parar no primeiro posto que aparecer!

Mas ele serve também para usar na viagem, por exemplo, nessa, eu fui num parque aquático, e foi providencial o trocador descartável! Esse é um dos produtos que está no “top five” de indispensáveis aqui em casa!

– protetor de assento descartável: esse é outro que acho que não deve sair da bolsa de que tem crianças! Vira e mexe eles precisam fazer numero dois na rua e não conseguem segurar… Na estrada a mesma coisa! (e pras meninas então, que tem que fazer o numero 1 sentadas… é tipo “tem que ter”!rs)

IMG_5013

**os dois produtos acima são da Baby&Me , eu comprei em feiras de produtos infantis que fui, mas acho que vende no site!

  • Faça brincadeiras

Pense em brincadeiras para fazer com os maiores, para ajudar a passar o tempo! Aqui rola muito a brincadeira do “eu vejo” (que foi o Pedro que começou e eu acho que viu em algum desenho!), funciona assim: ele fala “eu vejo uma coisa amarela” e nós temos que ir falando tudo o que vemos naquela cor até acertar o que era, ex: placa!

Quando eu era pequena, como tinha mais dois irmãos que sempre viajamos juntos (minha irmã mais velha casou eu tinha sete anos), meu pai inventava brincadeiras a viagem toda, como: tentar acertar a cor do próximo carro que vai passar… falar nomes de cidades com a letra tal, etc…

Vale a pena a diversão e a interação familiar!

 

  • Não tenha pressa

Por último, meu conselho é: não tenha pressa! Saia mais cedo se você tiver horário para chegar ao seu destino.

A viagem com crianças pode ser imprevisível, você pode ter que parar mais vezes do que programou e isso pode ser motivo de irritação se você está com pressa e horário marcado.

Tenha em mente que viajar com crianças é bem diferente do que viajar só com adultos. Eles têm necessidades que não conseguem segurar, não entendem distâncias, e ficam irritados de ficar no carro. Tenha paciência, e se rolar um choro, deixe chorar um pouquinho, não vai morrer por isso.(tem gente que não agüenta ouvir crianças chorar, mas depois que vc tem um filho chorão…esse som passa despercebido!rsrsrs)

Tente curtir a viagem que já começa no trajeto!

 

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Viajando com Crianças: Viagem de Carro"

    Clique para Comentar!