Em meio a toda a confusão que aconteceu nos dois dias que antecederam nossa viagem de férias, me ligaram da escola que o Pedro estava com febre. Busquei, liguei pra pediatra, pois ele reclamava de dor de garganta, e começamos a tratar.
Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que acomete especialmente as crianças em idade escolar, durante a primavera.Essa bactéria é a mesma que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite e algumas infecções cutâneas. A diferença é que, na escarlatina, ela libera toxinas que provocam pequenas manchas vermelhas e confluentes na pele.
A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria que não apresentam sinais da enfermidade.
O período de incubação pode variar de um a dez dias.
Sintomas
* Febre alta nos primeiros dias, que vai baixando aos poucos nos dias subsequentes até desaparecer;
* Dor na garganta, que adquire coloração avermelhada;
* Erupção cutânea (exantemas): pequenas manchas vermelho-escarlate de textura áspera na pele que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, mas poupam as palmas das mãos, as plantas dos pés e ao redor da boca, e descamam com a evolução do quadro;
* Língua adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
* Mal-estar;* Inapetência;
* Dor no corpo, de barriga e de cabeça;
* Náuseas e vômitos.
(fonte: site Dr. Drausio Varella)
Pedro só tinha febre (não muito alta), as manchas no corpo e dor de garganta.
O tratamento é feito com antibiótico, por isso se faz necessário ir até o medico ou pronto socorro.
Chegamos a cogitar a hipótese de não viajar mais, mas falando com a PEDIATRA dele, ela nos tranquilizou e viajamos seguindo suas recomendações.
Após 24h do inicio do antibiótico já não há mais risco de contágio, o que era um fator importante, já que estaríamos num grupo de mais 5 crianças!
Pra falar a verdade, após essas 24h de antibiótico ele já nem sentia mais nada. Nem dor de garganta! Mas claro, seguimos com o medicamento!
ATENÇÃO!! É MUITO IMPORTANTE TOMAR O ANTIBIÓTICO DIREITINHO, NOS HORÁRIOS CERTOS E PELOS DIAS PRESCRITOS PELO MÉDICO, MESMO QUE OS SINTOMAS REGRIDAM OU DESAPAREÇAM, EM QUALQUER DOENÇA!
Apesar de ser uma doença incomum,hoje não é um caso de desespero. Basta seguir as recomendações médicas e tratar direitinho. O não tratamento adequado pode acarretar complicações da doença.
Sem comentários para "Saúde: Escarlatina"