Receita: Molho de Tomate Caseiro e Vitaminado

Molho de tomate é item básico de qualquer despensa. Serve pra tanta receita, da mais elaborada até um macarrãozinho de última hora com molho de tomate para as crianças. Mas, apesar de ser muito mais fácil você apenas abrir latinha ou sachê que pegou na despensa, existe uma saída muito mais saudável, e que não dá tanto trabalho assim… duvida? Vem comigo!

Não que eu não compre o molho pronto, eu compro, mas uso em casos de extrema necessidade. Com duas crianças, preciso priorizar o valor nutricional dos alimentos (ei, você, que não tem criança! faça isso por si mesmo! ), e evito o máximo que posso produtos ultraprocessados, cheios de “antes” (corantes, conservates, estabilizantes…)

Você já viu aqui que eu faço molho de tomate caseiro. Além dessa versão, eu gosto de ter uma versão vitaminada, que é super útil pra aquele dia que não tem quase nada na geladeira e você resolve fazer só um macarrãozinho com carninha!

Eu chamei todo mundo lá no Instagram pra me ver preparando a receita AO VIVO, mas o Instagram me trolou…não rodava o ao vivo…então resolvi fazer no Stories (onde os vídeos ficam armazenados por 24h) mas os vídeos carregavam, carregavam e não iam… #magoeiInstagram!

Então aqui vai a receita!

 

Molho de Tomate Caseiro e Vitaminado

Ingredientes:

6 tomates italianos maduros sem a pele

1kg de polpa de tomate natural

1 cabeça de alho picada

1 cebola picada

2 beterrabas grandes picadas

1 cenoura

1 abobrinha brasileira ralada ( sem a sementes)

ervas frescas (orégano, manjericão)

sal a gosto

azeite a gosto

água fervente (quanto baste)

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Junte todos os outros ingredientes, com exceção da água, que você vai acrescentar aos poucos, pingando para o cozimento completo dos legumes. Cuidado com o sal, é preferível colocar pouco e acertar depois de fervido. Aproximadamente 1h30 depois, bata tudo no liquidificador. Divida em potes na medida que preferir, e leve ao congelador.

Dicas:

  • eu compro no sacolão a polpa de tomate batida. Não é aquela caixinha industrializada. É só o tomate sem pele e sem semente batido. Se você não encontrar, use 1 kg de tomate, tire a semente e a casca e bata no liquidificador.
  • Os 6 tomates picados, além da polpa, são para ser colocados depois que os outros legumes estejam cozidos e você já tenha processado no liquidificador! Eu esqueci e coloquei tudo junto, depois bati. Não tá errado, se é pra bater, pode usar só a polpa! Eu uso os pedaços para ficar mais pedaçudo (como no molho de tomate caseiro)
  • descasco os tomates com o descascador de legumes, mas nesse post que citei acima tem dica de como tirar a pele dos tomates!
  • usei abobrinha brasileira ( ou menina brasileira), porque era a que eu tinha. Quando tenho italiana uso também.  Mas sempre, sem as sementes.
  • para acelerar o processo vc pode cozinhar a beterraba na pressão, e utilizar a água do seu cozimento no molho.
  • certifique-se de usar recipientes que possam ir ao freezer e ao microondas para armazenar. Isso é muito importante. Eu uso descartáveis próprios para isso.
  • para utilizar é só tirar horas antes e deixar na geladeira ou descongelar no microondas.
  • não exagere no sal, até porque os alimentos congelados tendem a acentuar mais o sal. é preferível poder acertar o sal depois, quando você for utilizar numa receita!

 

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Receita: Molho de Tomate Caseiro e Vitaminado"

    Clique para Comentar!