Pastel assado de ricota, brócolis e palmito

Sexta feira por aqui, é dia que não tem jantar (lê-se comida!). É oficialmente a abertura do final de semana, onde a gente pode dar umas escapadelas da Alimentação Saudável! (Com parcimônia, é claro!)

Hoje eu fiz pastel de forno assado, que acho super prático e a cada vez que faço, invento um recheio com o que tiver em casa!

Mas a escolha começou pela ricota, que já estava na geladeira esperando uma brecha para ser usada! Daí, no meio da semana quando dei uma passada no sacolão, já comprei a massa de pastel. Eu sempre compro que vem escrito “pastel de forno”, mas não tinha, e essa vinha no rótulo “para assar ou fritar”… resolvi arriscar!

Fiz o recheio ontem, e olha, mais fácil impossível:

No processador coloquei a ricota, uma xícara de brócolis (que já estava cozido na geladeira, esperando ser reaproveitado!), e uma colher generosa de alho picado.

IMG_3960

Depois de processado, acrescentei 1/2 xic de uvas passas, e 1 xic de palmito picado, sal e orégano a gosto.

IMG_3962

Misturei tudo e guardei na geladeira, porque só ia usar hoje.

Então hoje, peguei o recheio e a massa

IMG_4022

E abaixo um passo a passo pra quem nunca fez pastelzinho:

IMG_4038

1- pegue a massa

2- coloque o recheio (sem exagerar, senão, não fecha!)

3- passe água com o dedo mesmo nas bordas e feche.

4- aperte as bordas com um garfo.

5- vire e aperte de novo.

6 – coloque numa assadeira antiaderente (como eu não ia fazer na hora, cobri com um plástico – que deveria ser filme plástico, mas acabou e eu usei saquinho de congelar- e levei à geladeira)

Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 200ºC por uns 10 min, enquanto isso, pincele gema de ovo nos pastéis (há quem não goste, eu por um tempo não gostava, depois voltei a usar… isso serve só pra deixar mais coradinho!). E leve ao forno até dourar.

Fala aí, muito fácil, não?

Gostou?

 

Print Friendly, PDF & Email

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

2 Comentários para "Pastel assado de ricota, brócolis e palmito"

  • Anônimo 29 de julho de 2017 (04:34)

    What a wonderful and inspiring post! I love the tips and am going to print them out for a daily reminder to live fearlessly. Thanks Tess (and Kristy)!

Clique para Comentar!