Os primeiros 1000 dias

Você sabe o que são os Primeiros 1000 dias?

É o período que compreende: Gravidez (270 dias) + 1º ano de vida (365 dias) + 2º ano de vida (365 dias).

E porque esse período é tão importante?

Porque é o período que o corpo humano mais se desenvolve. Essa formação é a base para toda a vida. A formação dos órgãos, o desenvolvimento cerebral, tudo está acontecendo nessa fase.

Durante a gravidez, por exemplo, o tipo de gordura ingerido pela dieta é capaz de alterar a composição dos ácidos graxos das membranas celulares e influenciar positivamente ou negativamente o desenvolvimento dos órgãos no início da vida.

Nesse período, além do leite materno ser essencial para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (entre outros benefícios!) por conter os ácidos graxos DHA e ARA, essenciais para a formação das sinapses (ligações) dos neurônios, outro fator IMPORTANTÍSSIMO para o desenvolvimento cerebral é o vínculo afetivo.

É nessa fase, entre a gravidez e os 2 anos, que o desenvolvimento neurológico tem maior atividade, nos sentidos, na linguagem e nas funções cognitivas. O que acontece aqui nessas células, é o que vai refletir para toda a vida.

 

Ontem estive num evento de lançamento do portal www.primeiros1000dias.com.br .

Esta plataforma é uma iniciativa da Danone Early Life Nutrition e de outras instituições focadas na primeira infância que reuniram esforços e o conhecimento de cada uma delas para criação de um ambiente virtual no qual mães, pais e cuidadores tenham acesso a um conteúdo leve e útil para a saúde dos pequenos. O portal aborda as três fases dos primeiros 1000 dias – gravidez, primeiro ano e segundo.

1000dias (1)

Já dei uma espiada no portal e achei bem interessante. Dividido por assuntos, ou períodos, é fácil de navegar e tem dicas ótimas, textos de fácil compreensão e informações importantes para mamães, papais ou cuidadores. Gostei mesmo.

Saúde, nutrição, comportamento, mitos e verdades, além de pesquisas científicas para quem gosta de se aprofundar no assunto.

As informações são todas vindas de profissionais competentes, e o portal conta também com o apoio de algumas instituições como: Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Pensi, Hospital Infantil Sabará, Instituto da Primeira Infância – IPREDE, Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN, Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN, Instituto Zero a Seis e Cruz Azul Saúde e Educação.

Tivemos ontem uma palestra excelente com a pediatra Dra. Ana Escobar, que nos explicou toda a importância desse período, do cuidado, do estímulo.

1000dias (3)

 

O projeto visa divulgar a importância do cuidado com a saúde no início da vida, com o objetivo de melhorar o cenário da saúde pública no país.

O Blog Mommy Care apoia esse projeto, pois quanto mais informação de qualidade e de fácil entendimento para a população, melhor qualidade de vida para todos.

1000dias (2)

                                                                      até o Pituco foi partipar!

 

Print Friendly, PDF & Email

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Os primeiros 1000 dias"

    Clique para Comentar!