Noite Mexicana em casa – Receitas!

A culinária mexicana além de deliciosa, é de encher os olhos, cheia de cores e sabores! Quando você vê tudo prontinho pode até parecer de difícil preparação, mas vou te mostrar que não, só precisa ter paciência!(é muita coisa pra picar!)

Foi aniversário da minha madrinha, e ela pediu que fizesse uma noite mexicana para a comemoração! Eu já havia feito uma vez e o pessoal gostou!

Dessa vez foram 40 pessoas, e eu comecei a fazer algumas coisas com antecedência, como o Chilli con Carne que fiz 2 dias antes e deixei numa geladeira bem forte e que quase nunca abre na casa dela. Você pode até fazer com mais antecedência e congelar. Eu congelo sempre.

No nosso cardápio tinha: tacos, chilli con carne ( que é aquela carne moída com feijão roxo, bem temperada), burritos de frango, caldinho de milho mexicano, chilli dog ( eu escrevi no cardápio pero caliente, porque peguei uma receita de cachorro quente mexicano na internet, mas preferi depois fazer o chilli dog!), e nas mesas coloquei nachos com pico de galo, sour cream e guacamole!

Agora vamos às receitas! Vou passar a receita “basica”, tipo 1 receita… para 40 pessoas eu aumentei as quantidades! Fiz as contas de que essas receitas servissem mais ou menos 10 pessoas… e quadrupliquei tudo!

Outra coisa, eu tenho essas receitas como guia, pra ter noção. Da primeira vez que você fora fazer pode ser que prefira seguir a receita à risca…eu vou mais na intuição… experimento (exceto pelo guacamole que não como DE JEITO NENHUM porque não como abacate!rs mas peço pra alguém que esteja por perto provar…se não tiver ninguém, sigo só a intuição! hahaha!) e vou acertando os temperos de acordo com meu gosto!

Ah, em tempo, as receitas que faço ficam super suaves na pimenta, porque pra muita gente, é melhor que cada um capriche na pimenta do seu prato. Se você já conhece seu publico e sabe que são chegados à pimenta, pode aumentar as quantidades ok! Outro fator é que as minhas crianças comem, então prefiro não exagerar! 😉

Chega de blá blá bla,que eu sei que tá todo mundo aqui querendo outra coisa, a receita!

SOUR CREAM
1 pote de cream cheese grande (aquele de 300g)
1 caixinha de creme de leite
Suco de 1 limão

É só misturar, só isso! Mas, meu pulo do gato é: gosto de bater no processador. acho que fica mais suave, mais homogêneo, eu acho que dá diferença. não tem processador? Nem um mixer? nem batedeira? misture tudo e aproveite do mesmo jeito!

GUACAMOLE
3 abacates bem maduros ( usei avocados, vc pode usar o comum, se for grande, use 2)
2 tomates sem sementes (cortados em cubinhos bem pequenos)
1 cebola média (cortada em cubinhos bem pequenos)
Coentro picado (à gosto)
Sal (à gosto)
limão (à gosto)

Amasse os abacates com um garfo ( como eu tinha muita quantidade, coloquei tudo num bowl grande e amassei com o espremedor de batatas!). Pulo do gato: eu deixo uns pedacinhos, apesar de não comer, acho que fica mais bonito, não gosto daquele aspecto de papinha!). Depois é só misturar todos os ingredientes!

PICO DE GALO
4 tomates maduros (sem sementes) cortados em cubinhos
4 cebolas médias cortadas em cubinhos
Sal (à gosto)
limão (à gosto)
coentro (à gosto)

É só misturar todos os ingredientes! Essa tem vários pulos do gato! 1. Eu gosto de tirar a pele do tomate, uso descascador de legumes (ah faço isso no guacamole tbem!).
2.depois de picar as cebolas (bem miudinhas hein!) coloco-as por 5min num bowl com água e gelo. Depois deixo numa peneira para secar bem! Lembre-se que é uma receita crua, ninguem merece comer cebola crua e ardida né!
3.só coloco o limão e o sal minutos antes de servir. Se colocar muito antes ele “cozinha” o tomate que solta muita água e murcha. Então eu deixo tudo prontinho antes, já misturadinho, mas só tempero na hora.

Esses três: sour cream, pico de galo e guacamole coloco em potinhos e deixo na mesa para comer com nachos ( quando encontro compro uns artesanais mexicanos, mas na maioria das vezes é o Doritos SEM TEMPERO!!!). Experimente comer juntando no mesmo nacho um bocado de sour cream com pico de galo em cima! ai fica supimpa!

CHILLI CON CARNE

1 Kg de carne moída
1 Kg de feijão roxo cozido sem caldo (é um feijão compridinho, grande, aqui em São Paulo se acha em empórios, mercados municipais, normalmente à granel)
3 tomates cortados em cubos (sem pele e sem semente)
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 pimentão amarelo cortado em cubos
3 cebolas cortadas em cubinhos
5 dentes de alho amassados
fio de azeite ou óleo para refogar
1 pacote de tempero para chilli (aquele que vem junto com a tortilla em kits de tacos sabe? Não tem? não se desespere! Cominho e pimenta fazem as vezes!)
Sal a gosto
Molho de pimenta a gosto (cuidado se já tiver usado o tempero pronto!)
água fervente

Refogue num fio de azeite a cebola, o alho e depois junte os pimentões. Acrescente os tomates e quando já estiver um refogado bonito, reserve. Na mesma panela, sem lavar, adicione mais um fio de azeite, junte a carne moida, mexendo sempre até dourar, para que fique bem soltinha. Uma vez dourada por completo, junte o refogado, o feijão (reserve uma xícara de feijão) e os demais temperos. Junte água fervente até cobrir. cozinhe em fogo baixo, sem pressa, mexendo de vez em quando. Pegue aquela xícara de feijão, e bata com um pouco de água fervente para formar uma pasta. Adicione à panela e deixe cozinhar mais um pouco até que a carne esteja cremosa!

Essa carne será usada nos tacos e no cachorro quente.

TACOS

Cada um monta o seu taco! Eu coloco na mesa:

taco (aquela massinha em forma de “barquinha”, compro pronta!coloco no forno 5min conforme instrução do fabricante!)
chili con carne ( receita acima)
tomate picado
alface picado
queijo ralado grosso (uso prato, o cheddar que seria o ideal custa os olhos da cara! mas, se voc~e vai fazer pouca quantidade, talvez valha a pena!)
pasta de feijão (compro pronta, vem numa latinha e fica junto com os tacos, na área da comida mexicana do mercado!)

eu gosto de montar só com isso, mas tem gente que gosta de colocar cheddar derretido(normalmente as pessoas compras aquelas bisnagas de “requeijão cheddar”, eu não aconselho, acho aquilo horrível!rs), alguns colocam o sour cream, e até guacamole. Fica ao gosto do freguês, já que cada um monta o seu!

Chilli Dog

salsicha
molho de tomate
chilli

Aqui foi só cozinhar as salsichas no molho de tomate. Na hora cada um montava o seu colocando no pão a salsicha e o chilli!

BURRITOS DE FRANGO
massa para burritos ( é uma tortilha que vende pronta já, parece uma panqueca!)

recheio:
2 cebolas bem picadinhas
1/2 pimentão vermelho bem picadinho
1/2 pimentão amarelo bem picadinho
4 dentes de alho amassados
1 kg de peito de frango picado ( eu gosto de picar pequeno, para facilitar na hora de morder)
2 latas de milho verde
salsinha
tempero para tacos ( eu gosto de usar o mesmo tempero que falei acima no chilli, mas se não tiver, use cominho e pimenta!)
sal a gosto
água fervente
1 copo de creme de ricota ( eu usei creme de ricota porque tinha na geladeira, poderia ser requeijão! mas acho o creme mais leve!)

queijo prato ralado grosso
pasta de feijão

Refogue a cebola, alho e pimentões. Junte o frango e refogue. Junte os temperos, o milho, um pouco de água fervente e abaixe o fogo para cozinhar. Quando o frango já estiver bem cozinho, junte a salsinha e o requeijão.

Montagem: pegue um disco de massa, passe uma camada fina de pasta de feijão ( uso as costas de uma colher). coloque o frango de compridinho, o queijo ralado e enrole como uma panqueca. Aqueça no forno por uns 10 minutinhos, é suficiente. Depois eu cololo em uma panela elétrica na mesa, só pra não ficar gelado (pq tava frio). pulo do gato: não deixe a panela ligada direto, ela resseca os burritos. Eu aqueço bem a panela e desligo quando tiro os burritos do forno quentinhos e coloco direto nela. de vez em quanto ligo para aquecer, mas já desligo.

CALDINHO DE MILHO MEXICANO
2 latas de milho verde cozido
4 xícaras de chá de caldo de legumes
2 cebolas picadas
4 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de manteiga
1 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
Sal a gosto
pimenta a gosto
1 xic creme de leite fresco

Numa panela derreta a manteiga e acrescente o azeite. Refogue a cebola até ficar transparente, junte o alho, refogue. Acrescente o milho, o clado de legumes, os temperos, e cozinhe por uns 10 min em fogo baixo. Bata no liquidificador, coe , volte para a panela e acrescente o creme de leite fresco, deixe ferver para apurar. Acerte a pimenta e o sal. Sirva em copinhos, como um caldinho para beber!

E é isso! Meu primo fez margaritas DELICIOSAS para acompanhar!

Faltando 5 minutos para os convidados chegarem resolvi fazer plaquinhas para as comidas. Imprimir em sulfite mesmo os nomes e encaixei em pimentas. Achei que a idéia foi bacana, mas deveria ter feito em outro tipo de papel, talvez passado um contact… porque o papel foi molhando com a pimenta… Foi quando imprimi o “cardápio” coloquei num porta retratos e colei um bigode que vem adesivo, em cartelas em lojas de artigos de festa!). Não focamos muito na decoração, mas ficou ajeitadinho!

Gostou?! Pode compartilhar nesse botãozinho do face aqui embaixo!

Achou fácil ou não? Deixa seus comentários! Adoro ver a interação de vocês!

Print Friendly, PDF & Email

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Noite Mexicana em casa - Receitas!"

    Clique para Comentar!