Coluna Papo de Psicóloga : Desmistificando a Psicoterapia

Olá leitores,

Hoje falarei um pouco sobre o mito e o preconceito que ainda enfrentamos em relação a Psicoterapia. Mesmo nos encontrando em pleno século 21 e com toda a era tecnológica que facilita tanto as nossas vidas, existem pessoas que se mantem resistentes à ajuda profissional pra situações emocionais e comportamentais.

A psicoterapia é uma terapia que tem por sua finalidade, tratar problemas psicológicos e comportamentais, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamentos, dentre outras questões psíquicas que nos causam transtornos.

Seria muita hipocrisia da nossa parte dizer que não temos problemas né? Que somos blindados de todas as situações emocionais e sociais que vivemos e pior ainda, que somos pais e mães perfeitos. É, de fato afirmar tudo isso nos tornaria super heróis, o que no caso, sabemos não existir.

Portanto esse texto vem para mostrar que temos falhas, como pessoas, profissionais e/ou como pais, e que precisamos ter a mente mais aberta e menos resistência para pedir ajuda. Ajuda de um profissional que terá o embasamento científico e a teoria, dos quais serão somados à prática (atuação dos pais/responsáveis), possibilitando assim uma melhora na saúde emocional e psíquica de crianças e adolescentes.

Então a partir de agora vamos ficar ligados nos sinais que nossos filhos podem nos dar ao longo do seu desenvolvimento de que algo de errado esta acontecendo e de que precisam do olhar atencioso de seus pais para que possam ajuda-lo pedindo orientação profissional.

Não vamos deixar o preconceito e o mito de que terapia é “coisa para louco e problemático” nos cegar.

Na foto abaixo podemos observar alguns sinas de alerta de que seu filho possivelmente precise de uma ajuda profissional.

 

 

Caso fique alguma dúvida, estou a disposição!

Até a próxima!

Print Friendly, PDF & Email

author-avatar

CRP: 06/106232
Psicóloga - Psicopedagoga - Avaliação e Reabilitação Neuropsicologica
Instagram: @psico.julianacaumo

Sem comentários para "Coluna Papo de Psicóloga : Desmistificando a Psicoterapia"

    Clique para Comentar!