Desafio Livro de Receitas – “O que tem na geladeira? – Rita Lobo” – dia 1

Eu sou um pouquinho apaixonada por livros de receita/culinária…

livros

Mas certa vez meu marido me cobrou que eu comprava muitos livros, mas não fazia as receitas deles!(rs) Na verdade isso acontece porque eu gosto de olhar, folhear, entender os processos, e depois fazer do meu jeito! Porém, depois dessa queixa há algum tempo atrás, eu resolvi que ia fazer umas receitas dos livros, tal qual estão escritas…

Daí surgiu a hashtag lá no meu Instagram #DesafioLivrodeReceitas. Eu mesma ME DESAFIEI a fazer durante toda uma semana, as receitas de um mesmo livro! A intenção era que fosse mensal, a cada mês uma semana, mas eu fiz durante 2 meses, no ano passado, e não consegui mais fazer! As coisas atropelaram por aqui! (Se você não viu, dá uma espiada lá o Instagram porque foi bem legal!)

Fiquei com vontade de retomar agora, e não sei se vou conseguir fazer todos os meses, mas prometo que vou tentar!

Para recomeçar, escolhi o caçulinha da turma, o livro: “O que tem na geladeira”, da Rita Lobo, minha ídola(hihihi – minhas amigas sabem, já sonhei que era amiga íntima dela!kkk tipo BFF´s  – certo, voltando pra realidade!)

Mas então, comprei esse livro nesse ultimo fim de semana durante o Festival Taste Of São Paulo ( que aliás, merece um post a respeito!), após uma palestra com a própria!

ritaentão, eu não falei que era amiga dela!??!

Mas eu não escolhi esse livro só poque era o novinho em folha, outra coisa me fez pender para esse lado. Eu realmente queria usar o que tinha na geladeira! Eu não queria ter que sair pra comprar nada! E esse livro é justamente para você se virar com o que tem! 30 legumes, e mais de 200 receitas com eles!

Eu não consegui LER propriamente o livro, que só pelas primeiras paginas, tem o jeitão de todos os outros livros da Rita, os quais a gente lê ouvindo ela falar! O que mais gosto em seus livros é que, uma página não tem apenas uma receita, elas são recheadas de dicas, combinações, histórias, detalhes. Não é aquele livro “uma receita por página e acabou!”.

Bom, mas vamos ao meu desafio! Hoje é segunda, e eu sempre que posso faço a Segunda sem carne aqui em casa, mas na terça eu tenho faxineira e costumo deixar o almoço pronto pra ela. Acontece que ela come quase nada de verduras e legumes, então fico com dó! Hoje resolvi fazer um peixe que eu tinha no freezer (e espero que ela coma peixe!).

Escolhi na verdade 3 receitas do livro:

  • Filé de Peixe frito com saladinha de ervas frescas (que no livro acompanha o purê abaixo)
  • purê de ervilha
  • batata doce assada com alho e páprica

20160912_185613_resized

Começando pelo peixe…eu não faço fritura em casa, mas quando estou no desafio eu dou umas empolgadas, e estava super disposta. Mas enquanto eu temperava os filés, dei uma olhadinha para o meu varal cheio de roupas que eu havia acabado de pendurar (moro em apartamento, lavanderia encostada na cozinha!) e já foi batendo aquele arrependimento de ter escolhido essa receita pra hoje!

Mas, tive uma brilhante ideia, apesar de o desafio a princípio era de NÃO MEXER nas receitas… como com faz as regras sou eu, quem tá brincando sou eu, eu pensei: regras mudadas! posso dar meu toque pessoal nessa bagaça!

E ai, o que eu resolvi? Resolvi assar os filés! Temperados e empanados do mesmo jeitinho da receita, porém, assados! Ah, e eu preciso mostrar o truque gente! Porque dá uma olhada se não ficou com cara de frito!?

Você vai temperar o peixe com: sal, pimenta e suco de limão. Coloque farinha de trigo e sal a gosto numa assadeira ou prato fundo. Então passe o peixe em farinha de trigo. Nesse momento, pela receita do livro, você vai fritar.

Eu preferi colocar numa assadeira e assar. São dois truques aqui: forrar a assadeira com esse papel (que não é manteiga, tirei até a foto pra mostrar bem!), pois não gruda de jeito nenhum! E, depois de uns 20 minutos do forno, espirrei azeite em spray. Isso ajuda a dourar. 35 minutos são suficientes para assar!

peixeassado

Ah, eu usei filé de pescada, mas usaria qualquer um que tivesse!

A saladinha de ervas nada mais é do que uma cebola fatiada em meia lua, deixada de molho e água gelada, e depois misturada com ervas frescas, hortelã, salsinha, coentro ( eu não tinha o coentro, e tudo bem), temperadas com sal e azeite!

Para o purê de ervilha você vai precisar de:

300g de ervilha congelada

1 cebola picadinha

2 col (sopa) manteiga

1/4 xic de água

folhas de hortelã a gosto

sal e pimenta do reino moída na hora

Doure a cebola na manteiga, junte as ervilhas congeladas, tempere com sal e pimenta, e refogue por uns 5 minutos, para descongelar e aquecer. Então acrescente a água (eu coloquei fervente), e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Transfira tudo para o copo do mixer ou liquidificador, coloque a hortelã (eu usei umas 6 folhas grandes, já fiz de outra vez porque essa receita tem em outro livro dela, e acabei colocando muito, não ficou legal). É só bater e está pronto!

 

Já a batata doce assada com alho e páprica, eu usei 2 batatas doces que tinha na geladeira. Pique em cubos e reserve.

Numa tigela misture: 3 col de azeite, 1 col (chá) de páprica doce, 1 col (chá) de páprica picante. Coloquei os cubos de batata doce e misture bem para envolver todos os pedaços. Espalhe em uma assadeira, e tempere com sal. Leve para assar por 30min. Quanto mais espaço entre elas, mais crocantes ficam!

E assim foi o primeiro dia de #DesafioLivrodeReceitas !

Essas foras as escolhidas porque além de eu ter tudo em casa, eram preparações super fáceis e eu estava com pressa!

Gostaram? Comenta aqui que eu fico feliz de ver a interação do pessoal! 😉

Amanhã tem mais!

E acompanhe lá no instagram também!

PS: refeição de toda a familia!

 

Livro: O que tem na geladeira?

Autora: Rita Lobo

Editora Panelinha/Senac

Print Friendly, PDF & Email

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

1 Comentário para "Desafio Livro de Receitas - "O que tem na geladeira? - Rita Lobo" - dia 1"

  • Marcia 13 de setembro de 2016 (02:42)

    Me identifiquidentifiquei na parte q vc falou q seu marido fala q tem todos os livros e não faz as receitas kkk aqui é igualzinho!! Adorei as receitinhas, tb estou louca pra comprar esse livro 😉😙😙

Clique para Comentar!