Como tirar o RG e CPF do Bebê?

Por aqui, os meninos já estão devidamente documentados. Mas porque é tão importante tirar o RG do bebê?

São vários os motivos:

  • Acho mais prático carregar o RG do que a Certidão de nascimento por exemplo.
  • Para os pais que desejam começar uma poupança para os rebentos desde cedo, o documento é exigido nos trâmites bancários…
  • Mas o mais importante para mim, é a identificação do bebê. Em caso de desaparecimento (Deus nos livre e guarde!) a crianças pode ser identificada pelas digitais. Isso parece bizarro, mas infelizmente, é uma realidade.

O RG (Carteira de Identidade) pode ser tirado em São Paulo nos postos do Poupatempo. (se você mora em outros Estados, é importante verificar na sua cidade, onde é o local para a realização da documentação.)

Dica: antes de tirar o RG, providencie o CPF da criança, pois já com o CPF em mãos, você pode incluí-lo na carteira de Identidade, e assim ter os dois números em um só documento. (hoje não é emitida mais carteira de CPF, apenas disponibilizado no site um formato de carteira que você mesmo imprime em casa).

Para tirar o CPF você pode ir até os Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil munido da certidão de nascimento da criança e documento da mãe (responsável). É bem rápido, o número é gerado na hora. Uma pequena taxa é cobrada, em torno de R$6,00.

Quando tirei o RG do Pedro não sabia disso, então o documento dele veio sem o CPF, alguns meses depois acabei tirando o  CPF dele…agora só na renovação do RG consigo incluir. Já com Enrico, fiz primeiro o CPF, e o RG ja veio completo!

Para tirar o RG do bebê no Poupatempo, você precisará agendar um horário através do site, na sessão agendamento, e comparecer no dia e horário agendados com os seguintes documentos.

  • Certidão de Nascimento da criança (original e cópia)
  • documento da mãe (RG)
  • CPF impresso (a impressão disponibilizada no site)
  • 2 fotos 3×4. (depende do posto! No site dizia que eu precisava levar, mas quando cehuguei no posto de Santo Amaro, ele teve que tirar na hora uma nova foto, o que foi uma trabalheira, porque ele não para quieto de jeito nenhum! acho que a atendente bateu umas 30 fotos!)

** Ao contrário da Certidão de Nascimento, para a confecção do RG a criança tem que estar presente para a realização da documentação!**

Com o horário agendado, e documentos em mãos, o trâmite lá no posto do Poupatempo não é muito demorado. Levei 35 minutos aproximadamente, mesmo com a demora do Enrico para tirar uma foto que pudesse ser usada.

A primeira via do RG não tem custo.

DICA: se você optar por receber o documento em casa via SEDEX, antes de se dirigir ao guichê indicado para o RG, vá ao posto do Banco do Brasil dentro do Poupatempo e diga que quer pagar uma taxa de remessa de RG via SEDEX. Você paga (R$9,09) e já vai para o guichê. Caso contrário você vai se encaminhar ao guichê, aguardar na fila, quando chegar a sua vez, a atendente pega seus documentos, começa a olhar e pergunta da entrega. Quando você diz que quer o SEDEX ela te encaminha pro banco, você tem que ir, voltar, e pegar a fila de novo.

Caso não queira pagar a taxa, você pode retirar o documento no próprio posto do Poupatempo no dia indicado.

ATENÇÃO: O documento NÃO fica pronto na hora. Portanto, se você precisar para alguma necessidade especial, não deixe para última hora.

Até os 5 anos de idade, apenas são feitas as impressões dos dedões (polegares), pois os bebês não tem as digitais totalmente formadas.

Recomenda-se a renovação do documento a cada 10 anos.

E você já tirou a documentação do seu bebê? É de outro Estado? Conta pra gente como funciona, para ajudar outras leitoras!

 

Print Friendly, PDF & Email

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

1 Comentário para "Como tirar o RG e CPF do Bebê?"

  • ELISA 26 de janeiro de 2017 (20:05)

    nossa que fofo lindo amei o blog

Clique para Comentar!