Como tirar o passaporte de crianças?

O ano finalmente começou, (passou o carnaval!) e você já está pensando nas férias? Se não estiver, é bom que repense! Alguns passos são mais tranquilos se fizermos com antecedência, como tirar os passaportes e vistos de viagem. Esse é um bom período para pensar nisso, pois você tem tempo, não precisa de desespero na hora do agendamento, e conta com folga se houver algum atraso!

Mas como fazer isso? Vou te mostrar um passo a passo que não tem erro! Vem comigo! 😉 (PS: as palavrinhas coloridas tem links diretos aos sites ok!)

  1. Entre no site da Polícia Federal, e clique em Passaporte , e vá em “requerer passaporte”.
  2. Veja a lista de Documentação Necessária – Além de documento de identidade (CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU RG -obrigatório para maiores de 12 anos) Atente-se nessa página, pois há um link importante para requisição de passaporte para MENORES DE 18 ANOS.  Será exigida autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal, conforme modelos apresentados no site. O menor –  obrigatoriamente – deverá estar presente no momento do requerimento e da retirada do passaporte.      Leia atentamente pois há 3 tipos de autorização para expedição do passaporte, e como deve-se proceder na ausência de 1 dos pais.Atente-se para todos os detalhes dessa página de documentos, como por exemplo, se a mãe casou-se e adquiriu o sobrenome do marido após o registro da criança, deve apresentar certidão de casamento para comprovar a maternidade, caso o menor tenha em seus documentos o nome de solteira da mãe. Para crianças menores de 3 anos de idade, deverá ser apresentada 1(uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.lembre-se, sempre documentos ORIGINAIS
  3. Clique em Solicite Passaporte e será encaminhado para uma página onde deverá preencher os dados, que vão gerar uma Guia de Recolhimento da União para pagamento, conhecida como GRU, você deverá pagá-la  para poder prosseguir ao próximo passo, que é o agendamento. Não esqueça que você precisa levá-la consigo junto com toda a documentação exigida no site.
  4. Escolha no momento do agendamento o local,  e veja as datas disponíveis.
  5. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida , GRU pagaprotocolo da solicitação e comprovante de agendamento.

Quando tiramos o passaporte do Pedro fomos a um posto da PF de Shopping, e no do Enrico no posto da LAPA, ambos estavam lotados, mas foi bem tranquilo, o agendamento tem hora marcada. Eles vão chamando pelo horário, e ainda por serem bebês, tem uma fila preferencial.

Atente-se para a validade dos passaportes para as crianças, que não é o mesmo dos adultos:

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Então na minha opinião, se você pretende viajar, é bom se antecipar para fazer tudo com calma, mas se você não tem uma viagem em seus planos, não há necessidade de pensar em tirar o passaporte, pois é um documento com data de validade curta para os menores de 5 anos, e, pode ser gasto de dinheiro e tempo a toa!

E por falar em documentação, você já tirou o RG e CPF dos filhos? Aqui nesse post eu mostro como fazer!

Logo vou fazer um post sobre como tirar o Visto para os EUA! 😉

Gostou? Achou útil? Compartilhe!

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Como tirar o passaporte de crianças?"

    Clique para Comentar!