Como limpar bichinhos de pelúcia?

Encontrei uma sacola de bichinhos de pelúcia do Pedro, que estava guardada, e enrolei por um mês para decidir como limpá-los. Isso porque tinham vários tipos: aqueles que emitem som, os apenas de pelúcia, os com partes de borracha…

pelucia001

 

Dei uma pesquisada e encontrei algumas dicas úteis na internet, e usei as que me convinham!

ASPIRANDO OS BICHINHOS: antes de lavar, aspirei todos eles. A dica aqui, é usar uma meia calça no aspirador, para não puxar e estragar os pelos dos bichinhos. Essa dica  vi no blog Macetes de Mãe , e achei muito útil!

pelucia002

 

LIMPANDO AS SUPERFÍCIES DE BORRACHA: Depois, peguei os que que tinham o rostinho de borracha e fiz uma solução de água com sabão de lavo a roupa do Enrico. Com uma escovinha de dentes que uso para limpeza, fui esfregando e já limpando com pano úmido todo o rostinho. Esses dois resolvi não colocar na máquina.

pelucia003

 

LAVANDO NA MAQUINA: Separei os que eu julguei que pudessem ir à maquina, que não funcionavam à pilha, que não tinham parte de borracha, nem peças mais sensíveis. Lavei usando o programa de roupas delicadas, que na minha máquina chama “lavagem silenciosa”. Cada modelo tem opções diferentes. Algumas tem a opção de “roupa de bebê”, que corresponde ao delicado. Uma amiga disse que lava todos, inclusive os que funcionam a pilha na função “esterilizar” da máquina dela, e diz que dá certo! Então essa etapa vai depender muito da sua máquina, leia sempre o manual.

Uma dica da Micaela Góes no programa Santa Ajuda é colocar os bichinhos dentro daquelas sacos próprios para lavar peças delicadas ou dentro de fronhas fechadas. Os meus saquinhos são pequenos para esses bichinhos e como eu tinha fronha no cesto para lavar…aproveitei! Eu fechei com fita de cetim, poque era o que eu tinha fácil no momento! Se o bicho for menor, você pode até dar um nó. Depois é só estender no varal para SECAR BEM, e à SOMBRA, pois o sol prejudica os pelos do bichinho.

pelucia014

 

CONGELANDO OS ÁCAROS: para os bichos que não iam para a máquina, após aspirar e lavar as partes plasticas, coloquei em sacos plásticos e amarrei bem. Depois coloquei no freezer por 3 horas, o que segundo a Micaela Góes, faz com que congelem os ácaros e não os deixem mais ser prejudiciais à saúde! Depois de algumas horas, abri os sacos e pendurei no varal para tomarem um ar.

pelucia006

pelucia007

pelucia018

 

Bom, foi assim que fiz gente! Se gostou compartilhe! Se tiver outras dicas, deixa aqui pra gente! O Blog é uma troca de experiências, e os comentários são sempre muito bem vindos!

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

2 Comentários para "Como limpar bichinhos de pelúcia?"

  • Carolina Aguilera 18 de outubro de 2016 (12:23)

    Adorei as Dicas Lari 👍

  • Luciana 25 de abril de 2017 (23:14)

    Ótimas dicas Larissa!

Clique para Comentar!