Camarões ao alho negro com couscous marroquino e pupunha assado

Eu queria um jantar fácil de fazer e que agradasse ao marido, que era o aniversariante!

Fui direto pro sacolão sem saber muito bem o que ia fazer quando resolvi fazer camarões! Eu queria uns camarões maiores, mas não encontrei já limpos. Esses eram tamanho M ( ainda congelados), mas podem perceber como encolheram, né?!

O que eu queria contar é que pode parecer algo complicado, mas foi muito, muito fácil esse jantar!

Comecei com o palmito pupunha, eu comprei a HASTE, é um pedaço do palmito inteiro, in natura. Cortei no meio ( esse corte foi meio complicado, porque a faca entrou reta, mas la embaixo entortou! não consegui no meinho certinho!). Num recipiente eu coloquei azeite (bastante, umas três colheres) e ervas frescas picadas (eu tinha tomilho, manjericão, orégano e cebolinha, você pode colocar o que quiser!), besuntei cada metade do palmito, temperei com sal e pimenta moída na hora, embalei em papel alumínio (fazendo um papillote) e levei pro forno a 200º C, por uma hora mais ou menos.

Então fui para os camarões, que estavam congelados. Coloquei-os numa vasilha e juntei:

– raspas de limão siciliano

– azeite

– gengibre ralado

Deixei ali, descansando.

 

Para o couscous: usei 1 xícara de couscous marroquino hidratada em 2 xícaras de caldo de legumes quente. Faça como o preparo da embalagem, apenas eu acrescento os cubos de caldo congelados na água do preparo. (o que não faz diferença nesse caso, pois o couscous vai ganhar o sabor do pesto, mas é o costume).

No mixer (ou mini processador, ou liquidificador) eu bati:

– 1 xic de hortelã

– 1 xic de pistache sem casca

– 1/3 xic de azeite

– 1 dente de alho

– 2 col sopa de parmesão ralado na hora (não acho que valha a pena colocar o de pacotinho!)

Pronto, agora é só misturar no couscous já hidratado.

 

Levei uma frigideira grande e de fundo triplo para o fogo, e enquanto aquecia, espremi o limão siciliano no camarão. (não fiz isso com muita antecedência porque não queria que ele cozinhasse no limão). Então coloquei na frigideira 2 col de café de óleo de coco. Coloquei os camarões 1 a 1, sem o caldo do tempero. Dourei dos dois lados, cerca de 1 ou 2 minutos cada lado. Desliguei a frigideira. Coloquei laminas de alho negro em cima de cada camarão e abafei.

Gente, muito fácil não?!

Um jantar diferente e muito prático!

O que achou!?

 

 

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Camarões ao alho negro com couscous marroquino e pupunha assado"

    Clique para Comentar!