Calendário do Advento

No próximo domingo, dia 27 de novembro, começa o período chamado de Advento.

O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”)[1] é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo , vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Fonte: Wikipedia

image1-3

O Calendário do Advento é uma tradição alemã, uma contagem regressiva para ao Natal.

Ao longo das quatro semanas que antecedem o Natal, é feita uma contagem regressiva, e o costume se popularizou pelo mundo.

Muita gente faz sem nem saber ao certo a história, apenas pela contagem regressiva.

Comecei a fazer com o Pedro quando ele tinha uns dois anos. Simplesmente pela contagem regressiva, mas acho interessantes as histórias envolvidas, como a de que, a cada domingo que antecede o Natal, um anjo desce do céu para convidar os habitantes da Terra a preparar o Natal.

Há muitos tipos de calendários, os manuais, outros que você já compra pronto… Há aqueles que vêm com chocolates, outros em que você mesma coloca um doce.

No primeiro ano fiz com alguns doces, mas não achei interessante…

Então vi algumas idéias sobre colocar “atividades” para cada dia.

Já imprimi os papeizinhos prontos que baixei de algum site, e nos últimos anos, resolvi eu mesma selecionar algumas atividades que sei que ele vai gostar e que estão de acordo com suas habilidades como ler, já que ele já sabe! Quando ele não sabia, coloquei “escolha um livro para a mamãe ler pra você”, já esse ano: “leia um livro para seu irmão!”).

Minha lista de atividades tem coisas simples, mas que sei que ele vai curtir, como ir para a cozinha com a mamãe, brincar ao ar livre, escolher o cardápio do jantar, assistir um filme de Natal, fazer a carta do Papai Noel…

A ideia é que a cada dia,ele abra um papelzinho novo! Hoje ele aproveita mais, mas no começo o calendário foi interessante no sentido de fazê-lo entender que tinha que esperar o dia do Natal, que o Papai Noel só vinha lá no último dia, e que só poderíamos mudar o marcador de dia, ao acordar. Acho que serve pra dar uma situada no tempo!

Como Enrico hoje tem 1 ano e 10 meses ainda não entende nada, e vou aproveitar para fazer apenas com o Pedro. Ano que vem, vou bolar atividades que sejam bacanas para os dois!

Meu calendário comprei pronto, numa loja da 25 de março. Prendi na parede numa altura que ele alcançasse, com aqueles ganchos de colar (cuidado! meu gancho acabou ficando permanente, porque não consegui tirar de jeito nenhum!).

 

Eu fiz uma listinha com 24 atividades no word, bem simples, imprimi , cortei, enrolei os papeizinhos e coloquei cada papelzinho em um dia.

captura-de-tela-2016-11-24-10-25-50

image2-1

 

image3

Na hora de fazer a lista, fui pensando em que dia da semana cairia, e tentei conciliar a atividade com o dia, tipo: “escolha um passeio para fazer em família” coloquei num dia de fim de semana, pois durante a semana seria impossível! (atente-se a isso para não frustrar a criança!)

 

Apesar de o período do advento começar quatro domingos antes do Natal, os calendários tem apenas 24 dias, são numerados de 1 a 24, eu começo no dia 1/12, porque apesar de o dia do Natal ser dia 25, começamos a comemoração na véspera, dia 24. (isso aqui em casa, e na maioria dos lares brasileiros), mas em alguns países não se comemora a data na véspera, você sabia?

E aí?! Se animou a fazer? Acompanhe a partir do dia 01/12 que vou mostrar todos os dias as atividades do Calendário do Advento daqui de casa!

 

PS: Não estou nesse post tratando a respeito especificamente de religião, crenças e etc. Estou apenas mostrando como é um pouco da TRADIÇÃO NATALINA que seguimos por aqui! Respeito todas as religiões e crenças.

 

 

 

 

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

3 Comentários para "Calendário do Advento"

  • 28 de novembro de 2016 (01:44)

    Adorei o post e amo o calendário advento.. o meu já estou preparando amiga 😜❣

  • Alinne Cavalcante 12 de dezembro de 2016 (11:37)

    Achei ótima a dica de calendário para interagir com os pitucos. O meu ainda não completou 2 anos, mas no próximo Natal acredito que algumas tarefas já consigamos fazer. Depois partilha a listinha com 24 atividades? rs. Beijo

Clique para Comentar!