Eu queria fazer um bolo integral de maçã para o lanche das crianças, pesquisei umas receitas, mas não gostei 100% de nenhuma…então resolvi criar uma receita, guardando as proporções de ingredientes de duas, mas com ingredientes diferentes…e deu (MUITO) certo!
A receita é de “maçã orgânica” porque eu tinha em casa, e como ia usar a casca, acho até preferível, mas você pode usar outra maçã.
Ingredientes:
- 7 maçãs orgânicas ( Essa quantidade é bem particular. Era o tanto que eu tinha em casa, e essas maçãs são bem pequenas. acredito que 3 maçãs grandes são suficientes).
- 1 xic de óleo de canola 9 ou outro óleo vegetal de sua preferência)
- 3 ovos caipiras
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de açúcar de coco
- 1 col (de café) de gengibre em pó
- 1 col (de café) de canela ( eu colocaria mais da proxima vez)
- 1 col (sobremesa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Lave bem as maçãs. Descasque (reserve as cascas) e pique a maçã em cubinhos, Reserve.
No liquidificador bata: as cascas, o óleo e os ovos.
Numa travessa misture os ingredientes secos. Junte o conteúdo do liquidificador, mexa bem, e acrescente a maçã picada.
Eu usei a maquininha de cupcake, que acho super prática. Se você não tiver, unte uma assadeira e leve ao forno para assar por uns 40min a 200ºC. (isso depende muito do seu forno, então uma dica boa é: não abra o forno antes de 30min, e para saber se está bom, espete um palito, saiu limpinho, está assado!)
Usei metade da massa assim, e na outra metade acrescentei amêndoas laminadas, o que deu um toque muito especial, e das próximas vezes, a receita já vai toda com amêndoas ( ou outra castanha que tiver por aqui!)
Como eu sei que muita gente não conhece, aí vai uma explicação sobre o que é o açúcar de coco! Eu compro na Zona Cerealista, mas você pode encontrar em lojas como Mundo Verde e outras de Produtos Naturais.
O açúcar de coco é produzido de maneira rústica e sem adição de químicos, e é uma alternativa mais natural e saudável ao refinado. O processo de extração é feito a partir das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se em um caramelo espesso. Após isso, o produto é triturado em pequenos cristais, resultando em um açúcar mais grosso e com aspecto amarronzado.
Por não passar pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (ou branco), esta versão “integral” mantém as vitaminas e mineiras originais provindos da palma de coco e, por isso, é muito mais nutritiva.
“O açúcar de coco possui quantidades elevadas de potássio, magnésio, zinco e ferro. É também uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6”, lista Dr. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade.
Porém, segundo ele, uma das principais vantagens do produto é o baixo índice glicêmico, que favorece as pessoas que possuem diabetes tipo 2. “O açúcar de coco tem um índice glicêmico de 35, muito mais baixo do que o do refinado, que é de 68. Isso quer dizer que a liberação de energia no organismo é muito mais lenta, evitando picos de glicose no sangue”.
fonte: www.bolsademulher.com.br
Aqui em casa fez bastante sucesso!
Gostou? Se sim, compartilhe na sua rede!
2 Comentários para "Bolo Integral de Maçã Orgânica"
Alinne 18 de julho de 2016 (20:15)
Eu amo fazer este bolo para meu filho! Ele come com gosto! Receita super prática! Obrigada Larissa!
Larissa Paganini 18 de julho de 2016 (20:27)
Ah que delicia ler isso!!! bjo