Atenas – Extraordinária Grécia – Parte I

Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Todos já programados para o Carnaval? Aqui em Miami não temos esse clima todo, então me resta a programação para o próximo feriado. Acho que vou visitar a terrinha Brazilis, São Paulo e Rio, que eu amo! E falando em lugares que eu amo, iniciarei uma série de posts sobre um dos meus locais prediletos no mapa: a Grécia! A “Terra dos Deuses” era meu sonho de criança, e a cada vez que vou, me apaixono ainda mais!

Vou começar obviamente pela capital Atenas pela facilidade de locomoção. Em seguida, vamos às tão extraordinárias ilhas gregas. Você chega em Atenas tranquilamente de toda parte, tanto por mar (Greek Ferries e Ferries in Greece), quanto pelo ar (diversas companhias operam voos), e, pode sair de lá para todas referidas as ilhas. Mas isso vou detalhar melhor nos demais posts.

O berço da civilização ocidental é uma das cidades mais antigas do planeta, ou seja, um território habitado há 3400 anos tem muita história para contar. Contudo, é possível explorar os principais pontos turísticos em 2 ou 3 dias. Há quem diga que a crise deixou Atenas muito triste e decepcionante, mas pra mim, ela é charmosa, os gregos são extremamente gentis, a comida é deliciosa, e, há um clima mágico e uma beleza histórica que está acima de todos os problemas ocasionados pelas adversidades financeiras.

image1 (1)

Sem dúvida, a atração imperdível da maior cidade grega é a Acrópole de Atenas. Na minha opinião, só isso já valeria a visita. Ela é a mais famosa do globo, tão ilustre que é conhecida simplesmente pelo nome Acropóle, embora existam outras tantas. Na Grécia Antiga, essas “cidades altas” eram construídas no ponto mais elevado das pólis e serviam originalmente como proteção contra invasores. Com o passar dos anos, transformaram-se em sedes administrativas ou religiosas. A Acrópole foi erguida aproximadamente nos anos 450 a.C. e abriga umas das mais célebres edificações do mundo antigo, o Partenon (templo dedicado à deusa grega Atena), o Erecteion (monumento em estilo jônico consagrado à Atena e Poseidon) e o Teatro de Dionísio. A vista lá de cima é de tirar o fôlego, a atmosfera é incrível, você certamente passará boas horas admirando tudo. O ingresso para a essa maravilha custa (€12) e permite visitação a outras construções, como o Templo de Zeus no Olimpo, a Ágora Romana e a Ágora Antiga (onde encontra-se o Templo de Hefesto, o melhor conservado da antiguidade). Essas atrações são igualmente interessantes e estão localizadas ali pertinho. O Museu da Acrópole complementa o passeio, (€5). Naquela região há mais uma série de outros locais e templos a serem explorados, não deixe de aprofundar a leitura, para que tenha um panorama bem completo.

 

Outra vista incrível de Atenas e do Mar Egeu é do Monte Lycabettus, são 277 metros de altura que podem ser alcançados a pé (haja coragem!!!) ou através de um funicular. Ele fica localizado em um dos bairros mais elegantes, o Kolonaki. Por lá estão as lojas de grife e os melhores restaurantes. É um bairro bastante agradável.

 image5

O estádio Panathinaiko é uma lenda, a construção original foi há cerca de 2.300 anos e foi reconstruído para sediar as Olimpíadas de 198. É lindo, todo revestido de mármore branco. Ele também hospedou algumas modalidades na Olimpíadas de 2004.

 image6

Na Praça Syntagma, famosa pelos protestos populares, está o Parlamento Grego, ali, de hora em hora, acontece a troca da guarda, os paramentos são bem diferentes!!

image8

Uma das áreas mais turísticas da capital é a Praça Monastiraki, sinônimo de movimento: muita gente, ambulantes, bares, souvenirs e afins. Se preferir algo mais tranquilo, caminhe até Psirri, um bairro que deixou de ser industrial para abrigar graciosos restaurantes.

 

Se a procura for por um jantar romântico ou um passeio descontraído, Plaka é uma ótima ideia. A bela região que fica aos pés da Acrópole possui ruas extensas repletas de lojinhas, tavernas com comida e música típica e gente bonita. É um lugar realmente gostoso!

 

Se o tempo da viagem for curtinho, passe ao menos um dia completo em Atenas. Você não se arrependerá!

Onde Ficar em Atenas –

Royal Olympic Hotel 

Electra Palace Hotel Atenas

Hotel Grande Bretagne

NJV Athens Plaza

St George Lycabettus

  

Fabíola Lajustícia

Fabíola Lajusticia, jornalista brasileira que vive em Miami. Colunista do portal Cartao de Visita e da Revista Desconecte Magazine. Completamente apaixonada por viagens, gastronomia e cachorros, e, addicted pelo universo fashion. Como boa sagitariana, acredita que o mundo é agora e que o melhor momento é o presente!

Sem comentários para "Atenas - Extraordinária Grécia - Parte I"

    Clique para Comentar!