Alcachofras – Receita

Você conhece a Alcachofra? Ela é uma flor exótica, pertencente à família das margaridas e dos girassóis.

A alcachofra é formada de 4 partes: fundo fibroso e parte superior das folhas, não comestíveis e fundo comestível ou “coração” que é a parte mais saborosa e base das folhas, uma delícia para ser consumida só com azeite e limão. O interior dos talos também pode ser aproveitado.

Postei esses dias no Instagram que tinha feito Alcachofras para o jantar e muita gente quis saber como fazia!

Há várias maneiras de fazer, mas vou mostrar como eu costumo preparar!

alcachofra-receita

  • lave bem as alcachofras em água corrente, abrindo as pétalas com os dedos, para que saia toda a sujeira.
  • com uma tesoura, corte as pontinhas das pétalas, isso dá um visual mais bonito.
  • mergulhe as alcachofras numa panela com água fervente. O tempo de cozimento varia. Você vai saber que estão cozidas quando puxar uma pétala e ela sair com facilidade.

Pronto, até aqui você tem as alcachofras cozidas. Você pode fazer de várias maneiras, eu gosto de fazer esse “molhinho” abaixo e recheá-la entre as pétalas. Algumas pessoas, abrem ela toda, retiram todo o miolo fibroso até chegar no coração (a parte mais nobre da alcachofra) e recheiam tudo. Eu prefiro rechear apenas as pétalas, comê-las e depois abrir para comer o coração.

Então o molhinho eu faço assim:

alcachofra-receita1

  • pico bem miudinho: alho, cebola, bacon e tomate. Não sei falar a medida exata, faço no olho mesmo!
  • coloco o bacon numa frigideira em fogo baixo, para ir soltando o óleo, quando ele está bem fritinho, tiro parte desse óleo e começo a acrescentar os outros ingredientes nessa ordem: alho, cebola e tomate. Um por um, para refogar bem. Está pronto.

É hora de rechear as alcachofras. Pego com uma colher, vou abrindo as pétalas e colocando o molhinho.

img_0941

É hora de comer!

Você deve comer as alcachofras com as mãos, tirando pétala por pétala. Puxe a pétala com o molhinho, e o que se come da pétala é a parte inferior, que é carnudinha e você tira essa carinha com os dentes…

Consegui uma foto que acho que dá pra entender!

untitled

Daí você me pergunta: bacon para o pequetito?

Então…foi a primeira vez que ele comeu alcachofra! Enrico é muito chatinho para comer e nesse dia, já tinha jantado. Mas viu a gente comendo e quis. O que me surpreendeu foi como ele pegou o jeito, apenas por nos observar comendo, por uns minutinhos. Daí eu tive que ir tirando e ia meio que separando o bacon das pétalas dele, quando conseguia!(rs) o dóóó!!! #baconévida eu sei! Mas… ele tem a vida toda pra comer, certo?!

Larissa Paganini

Larissa Paganini, mãe do Pedro (7 anos) e do Enrico (1 ano). Formada em Hotelaria, e Pós Graduada em Eventos, descobriu o melhor da vida: cuidar dos seus filhotes. Apaixonada por culinária,chocolate e cheiro de filho!

Sem comentários para "Alcachofras - Receita"

    Clique para Comentar!