Você conhece a Alcachofra? Ela é uma flor exótica, pertencente à família das margaridas e dos girassóis.
A alcachofra é formada de 4 partes: fundo fibroso e parte superior das folhas, não comestíveis e fundo comestível ou “coração” que é a parte mais saborosa e base das folhas, uma delícia para ser consumida só com azeite e limão. O interior dos talos também pode ser aproveitado.
Postei esses dias no Instagram que tinha feito Alcachofras para o jantar e muita gente quis saber como fazia!
Há várias maneiras de fazer, mas vou mostrar como eu costumo preparar!
- lave bem as alcachofras em água corrente, abrindo as pétalas com os dedos, para que saia toda a sujeira.
- com uma tesoura, corte as pontinhas das pétalas, isso dá um visual mais bonito.
- mergulhe as alcachofras numa panela com água fervente. O tempo de cozimento varia. Você vai saber que estão cozidas quando puxar uma pétala e ela sair com facilidade.
Pronto, até aqui você tem as alcachofras cozidas. Você pode fazer de várias maneiras, eu gosto de fazer esse “molhinho” abaixo e recheá-la entre as pétalas. Algumas pessoas, abrem ela toda, retiram todo o miolo fibroso até chegar no coração (a parte mais nobre da alcachofra) e recheiam tudo. Eu prefiro rechear apenas as pétalas, comê-las e depois abrir para comer o coração.
Então o molhinho eu faço assim:
- pico bem miudinho: alho, cebola, bacon e tomate. Não sei falar a medida exata, faço no olho mesmo!
- coloco o bacon numa frigideira em fogo baixo, para ir soltando o óleo, quando ele está bem fritinho, tiro parte desse óleo e começo a acrescentar os outros ingredientes nessa ordem: alho, cebola e tomate. Um por um, para refogar bem. Está pronto.
É hora de rechear as alcachofras. Pego com uma colher, vou abrindo as pétalas e colocando o molhinho.
É hora de comer!
Você deve comer as alcachofras com as mãos, tirando pétala por pétala. Puxe a pétala com o molhinho, e o que se come da pétala é a parte inferior, que é carnudinha e você tira essa carinha com os dentes…
Consegui uma foto que acho que dá pra entender!
Daí você me pergunta: bacon para o pequetito?
Então…foi a primeira vez que ele comeu alcachofra! Enrico é muito chatinho para comer e nesse dia, já tinha jantado. Mas viu a gente comendo e quis. O que me surpreendeu foi como ele pegou o jeito, apenas por nos observar comendo, por uns minutinhos. Daí eu tive que ir tirando e ia meio que separando o bacon das pétalas dele, quando conseguia!(rs) o dóóó!!! #baconévida eu sei! Mas… ele tem a vida toda pra comer, certo?!
Sem comentários para "Alcachofras - Receita"